TRANSFERÊNCIA/VENDA DE SANTOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TRANSFERÊNCIA/VENDA DE SANTOS

Mensagem  S. CUSCO em Qui 22 Jul 2010 - 15:53

Constando na freguesia que foi " transferida " para Vilarinho uma determinada imagem de santa que fazia parte do espólio da nossa igreja, contra a entrega de uma verba que os cidadãos daquele lugar haviam conseguido, por peditório (!!!), para compra de um outro santo qualquer, urge perguntar-se, antes de mais, à Comissão Fabriqueira e ao Padre Carlos, o que se está a passar (?), e se têm a certeza de que a posição que tomaram, a ser verdade, é correcta e não lesiva dos interesses da paróquia. Urge, por isso, esclarecimento público sobre a questão. A paróquia não pode ser administrada como uma quinta qualquer !!! Há muitos sentimentos e muita fé que merecerão, ou devem merecer, mais respeito !!!

S. CUSCO
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Esclarecimento

Mensagem  Padre em Sex 23 Jul 2010 - 15:26

Caro Cusco,
desejava responder ao seu pedido de esclarecimento a respeito da Imagem da Senhora de Fátima. No ambito da Missão 2010, actividade pastoral orientada pelo nosso bispo, D. Manuel Clemente, juntamente com algumas pessoas dos diversos lugares da Paróquia, pensamos encerrar o Mês de Maio dedicado a Nossa Senhora de maneira um pouco diferente do habitual entre nós. Assim, na tarde do passado dia 30 de Maio, os diversos centros onde se reza o terço aolongo do Mês de Maio organizaram-se para trazer (cada um deles) uma imagem da Senhora, em procissão até à igreja paroquial, onde todos juntos celebrámos eucaristia. Ora, sucede que o lugar de Vilarinho (que todos os anos se reune em Maio para rezar o terço) decidiu participar também na referida iniciativa. Não tendo imagem no lugar, o lugar de Vilarinho pediu a colaboração do lugar de Branzelo (que tem duas imagens da Srª de Fátima), no sentido de emprestar uma imagem (o que se veio a verificar). O lugar de Vilarinho organizou-se então para decorar o seu andor e vir em procissão até à igreja. tendo sobrado algum dinheiro relativo ao assear o andor, nasceu entre as pessoas de Vilarinho a vontade de comprar uma imagem da Senhora e coloca-la no Centro, em Vilarinho. Informado dessa vontade e sabendo que de facto as pessoas de Vilarinho todos os anos rezam o terço, ouvidas algumas pessoas dos lugares da Paróquia, decidimos, nós paróquia, oferecer uma imagem nova da Senhora aolugar de Vilarinho. a Imagem foi comprada em Gondomar, na loja do Sr. Carlos Gonçalves, paroquiano da Foz do Sousa e que possui um estabelecimento que vende artigos religiosos. Sugeri ainda, relativamente o dinheiro que tinha sobrado que, uma vez que tinha sido angariado no luar de Vilarinho, se destinasse então a celebrar missas pelos defuntos do lugar de Vilarinho (que estão a ser celebradas nas várias missas de Domingo). Na passada sexta-feira, dia 15 de Julho, a referida imagem nova foi benzida e colocada no Centro de Vilarinho, seguindo-se a oração do Terço.
Sem mais e esperando ter esclarecido as suas dúvidas, despeço com amizade.

Padre Carlos Felgueiras

Padre
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Santos e festas

Mensagem  anonima em Sab 24 Jul 2010 - 16:13

É de saudar as boas relações entre a Igreja e o lugar de Vilarinho, depois da afronta que tem sido a estupidez da Festa do 15 de agosto em Vilarinho, em simultâneo c/ a da Igreja Matriz.

Espera-se que, depois da oferta da N. Senhora pela Igreja, não tenhamos no próximo ano, lá para Maio, mais uma festa na freguesia.


anonima
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

festas

Mensagem  anonimo em Sab 24 Jul 2010 - 23:12

quanto ao perigo de mais uma festa em Maio, já não é costume haver uma festa em Maio?

anonimo
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Festas

Mensagem  anonima em Dom 25 Jul 2010 - 11:55

Pois, o perigo ésse: a 15 de Agosto também já havia uma festa secular e Vilarinho resolveu fazer outra no mesmo dia.

anonima
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TRANSFERÊNCIA/VENDA DE SANTOS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum